Grandes nomes da Arte


Wassily Kandinsky  (www.infoescola.com/biografias/wassily-kandinsky)


Wassily Wassilyevich Kandinsky  (Moscou, Rússia, 4 de dezembro de 1866 - Neuilly-sur-Seine, França, 14 de dezembro de 1944) foi um importante pintor, teórico, músico e professor russo, sendo considerado o pioneiro da pintura abstrata.

Apesar de ter nascido em Moscou, mudou-se cedo com a família para Odessa, onde passou boa parte da infância. Formou-se em Direito e Economia, vindo a ser, inclusive, professor na faculdade de direito, e escreve sobre temas relacionados à espiritualidade. Seu interesse pela pintura surgiu a partir da visita à exposição dos impressionistas franceses apresentada na Rússia em 1895.
Viaja a Paris em 1896, decidido a dar início a seus estudos artísticos, com trinta e um anos de idade. Em Munique, considerada à época um dos centros da arte europeia, frequenta aulas de professores locais com Anton Azbe e Franz von Stcuk. As influências de Kandinsky naquele momento eram os franceses Gaugin, Nabis e Seurat.
Em 1901 funda o grupo de arte Phalanx, e cria uma escola de arte própria. Inicia um relacionamento com uma jovem artista, Gabriela Munter e divorcia-se de sua esposa, Anna Chimyakina. É nesta época que atingirá o ponto mais alto da carreira, desenvolvendo as rimeiras obras reconhecidamente abstratas. De fato, é esta necessidade interior de expressar as suas percepções emocionais que o leva ao desenvolvimento de um estilo de pintura abstrato, baseado em propriedades não-representativas de cor e forma, a chamada abstração lírica. Influenciado pelo impressionismo de Monet e pelo romantismo da música de Wagner, faz a apologia da força da cor, em que cada tela é “o teatro da cor”.Claramente espiritualista, tece a sua busca pictórica em torno da procura do próprio conteúdo da arte, da sua essência, da sua alma. As referências ao mundo exterior são, deliberadamente, inexistentes.
Em 1909, juntamente com E.T. Jawlensky, Kanoldt, Kulbin, Munter e outros, é co-fundador do Novo Grupo de Artistas de Munique (Neue Künstlervereinigung - MKUM) do qual é eleito presidente. Organiza algumas mostras de seus trabalhos junto com outros artistas locais, mas não obtém sucesso. Na ocasião da Primeira Guerra, volta à Rússia, ficando afastado da Alemanha até 1922, quando Walter Gropius, arquiteto alemão, que recém fundara a famosa escola Bauhaus convida Kandinsky para fazer parte do grupo de professores da instituição. Quatro anos depois, lança o seu mais conhecido livro, "Ponto e Linha sobre Plano" tratando da percepção que adquiriu sobre a arte.
Perto do fim da vida, acaba por deixar novamente a Alemanha e instala-se próximo a Paris, com o objetivo de lá passar seus últimos dias, mas continua pintando quase até o fim. Morre em Neuilly-sur-Seine em 1944, aos 78 anos.
Bibliografia:
Kandinsky, Wassili. Disponível em: <http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/kandinsky/>. 2012.
Wassili Kandinsky. Disponível em: <http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo1/abstracionismo/kandinsky/index.html>.
KU, Oleg. The Biography (em inglês). Disponível em: <http://www.wassilykandinsky.net/


 (1898)


Wassily Kandinsky. Kochel – Waterfall I, 1900 (1900)


Wassily Kandinsky. The Comet, 1900 (1900)


 (1901)


Wassily Kandinsky. Summer, 1901 (1901)


Wassily Kandinsky. Munich - English Garden, 1901 (1901)


Wassily Kandinsky. Old town II, 1902 (1902)


Wassily Kandinsky. Kochel – Gabriele Munter, 1902 (Gabriele Munter, 1902)


Painting of white horse and blue rider galloping across a green meadow from right to left (1903)


Wassily Kandinsky. Beach Baskets In Holland, 1904 (1904)


Wassily Kandinsky. Rapallo Grauer day, 1905 (1905)


Wassily Kandinsky. Arab city, 1905 (1905)


Wassily Kandinsky. Gabriele Munter, 1905 (1905)


Wassily Kandinsky. Murnau am Staffelsee, 1905 (1905)


 (Rotterdam sun, 1906)


Wassily Kandinsky. Couple Riding, 1906 (1906)


Wassily Kandinsky. Park of St. Cloud, 1906 (1906)


Wassily Kandinsky. Colorful Life, 1907 (1907)


Wassily Kandinsky. Autumn Landscape with Boats, 1908 (1908)


Wassily Kandinsky. Murnau Street With Women, 1908 (1908)


Colorful abstract painting with buildings and a church in the background (1908)


 (1908)


 (1908)


 (1909)


Wassily Kandinsky. Cemetery And Vicarage In Kochel, 1909 (1909)


Wassily Kandinsky. Interior (My Dining Room), 1909 (1909)


Wassily Kandinsky. Figures and a Child in a Landscape, 1909 (1909)

Wassily Kandinsky. Crinoline Lady, 1909  (1909)


 (1910)


Wassily Kandinsky. Improvisation 9, 1910 (1910)


Wassily Kandinsky. Cossacks (Part of the Composition IV), 1910 (1910)


Wassily Kandinsky. Angel of the Last Judgment, 1911 (1911)


Wassily Kandinsky. Lyrical (Lyrics), 1911 (1911)


Wassily Kandinsky. Composition IV, 1911 (1911)


 (19012)


Wassily Kandinsky. Lady in Moscow, 1912 (1912)


Wassily Kandinsky. Landscape with Two Poplars, 1912 (1912)


Wassily Kandinsky. Black Spot, 1912 (1912)


Wassily Kandinsky. Color Study. Squares with Concentric Circles, 1913  (1913)

   
 (1913)


 (1913)
 

Wassily Kandinsky. Painting with Three Spots, 1914 (1914)


Wassily Kandinsky. Improvisation, 1914 (1914)


Wassily Kandinsky. Rider. St. George, 1915 - 1916 (1915-1916)


Wassily Kandinsky. Untitled, 1915 (1915)


Wassily Kandinsky. Untitled, 1915 (1915)


Wassily Kandinsky. Moscow. Smolensky Boulevard. Study, 1916 (1916)


Wassily Kandinsky. Moscow I, 1916 (1916)


Wassily Kandinsky. To the Unknown Voice, 1916 (1916)


Wassily Kandinsky. Overcast, 1917 (1917)


Wassily Kandinsky. Blue Crest, 1917 (1917)


Wassily Kandinsky. Improvisation 209, 1917 (1917)


Wassily Kandinsky. Composition, 1918 (1918)


Wassily Kandinsky. Crinoline Lady, 1918 (1918)


Wassily Kandinsky. In Grey, 1919 (1919)


Wassily Kandinsky. White Oval, 1919 (1919)


 (1920)


Wassily Kandinsky. Red Oval, 1920 (1920)


Wassily Kandinsky. Red spot II, 1921 (1921)


Wassily Kandinsky. Blue Segment, 1921 (1921)


 (1922)


Wassily Kandinsky. Draft for Mural In The Unjuried Art Show, Wall B, 1922 (1922)


 (1923)


 (1923)


Wassily Kandinsky. Black and Violet, 1923 (1923)


Wassily Kandinsky. Scharfruhiges Rosa, 1924 (1924)


Wassily Kandinsky. Quiet Harmony, 1924 (1924)


Wassily Kandinsky. Two Movements, 1924 (1924)


Wassily Kandinsky. In the Bright Oval, 1925 (1925)


Wassily Kandinsky. In Blue, 1925 (1925)


 (1926)


Wassily Kandinsky. Asserting, 1926 (1926)


  Wassily Kandinsky. Merry Structure, 1926 (1926)


 (1927)


Wassily Kandinsky. Dark freshness, 1927 (1927)


Wassily Kandinsky. Blue, 1927 (1927)


Wassily Kandinsky. Launelinie, 1927 (1927)

 
Wassily Kandinsky. Composition, 1928 (1928)


Wassily Kandinsky. Little Game, 1928 (1928)


Wassily Kandinsky. On the points, 1928 (1928)


Wassily Kandinsky. Mild process, 1928 (1928)


Wassily Kandinsky. Strong, 1929 (1929)


Wassily Kandinsky. Downwards, 1929 (1929)


Wassily Kandinsky. Capricious, 1930 (1930)


Wassily Kandinsky. Green emptyness, 1930 (1930)


Wassily Kandinsky. Leichtes, 1930 (1930)


 Wassily Kandinsky. Taut Line, 1931  (1931)


Wassily Kandinsky. Fragile, 1931  (1931)


Wassily Kandinsky. Calmed, 1931  (1931)


Wassily Kandinsky. Decisive Pink, 1932 (1932)


Wassily Kandinsky. Unequal, 1932 (1932)


Wassily Kandinsky. Both Striped, 1932 (1932)


Wassily Kandinsky. Gloomy Situation, 1933 (1933)


Wassily Kandinsky. Development in Brown, 1933 (1933)


Wassily Kandinsky. Gentle Ascent, 1934 (1934)


Wassily Kandinsky. Surfaces meeting, 1934 (1934)


Wassily Kandinsky. Accompanied Contrast, 1935 (1935)


Wassily Kandinsky. Gravitation, 1935 (1935)


 (1935)


 (1936)


Wassily Kandinsky. Dominant Curve, 1936  (1936)


Wassily Kandinsky. White line, 1936  (1936)


Wassily Kandinsky. Thirty, 1937 (1937)


Wassily Kandinsky. Grouping, 1937 (1937)


Wassily Kandinsky. Silent, 1937 (1937)


Wassily Kandinsky. The Green Line, 1938 (1938)


Wassily Kandinsky. Three triangles, 1938 (1938)


Wassily Kandinsky. Complex-Simple, 1939  (1939)


Wassily Kandinsky. Green Figure, 1939  (1939)


 (1939)


Wassily Kandinsky. Sky Blue, 1940 (1940)


Wassily Kandinsky. Around The Circle, 1940 (1940)


Wassily Kandinsky. Various Parts, 1940 (1940)


Wassily Kandinsky. 316, 1940 (1940)


Wassily Kandinsky. Untitled, 1941  (1941)


Wassily Kandinsky. Various Actions, 1941  (1941)


Wassily Kandinsky. Untitled (Composition with Grey Background), 1941  (1941)


Wassily Kandinsky. Untitled, 1941 (1941)


Wassily Kandinsky. At rest, 1942 (1942)


Wassily Kandinsky. Intime message, 1942 (1942)


Wassily Kandinsky. Twilight, 1943 (1943)


Wassily Kandinsky. White Figure, 1943 (1943)


Wassily Kandinsky. Last Watercolour, 1944 (1944)


Wassily Kandinsky. Untitled, 1944 (1944)


Wassily Kandinsky. Composition, 1944 (1944)

                                                      Obras -   Fonte  : wikipedia

                    


Joan Miró                       


Miró nasceu em Barcelona, em 1893. Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali.
Personagem Atirando uma Pedra num Pássaro, 1926
Personagem Atirando uma Pedra num Pássaro, 1926
Em 1919, visitou Paris, onde foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovista e dadaísta. No início dos anos 20, conheceu Breton e outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente, sem as profundezas das questões surrealistas. Participou da primeira exposição surrealista em 1925.
Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado a tela Interiores Holandeses. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural.
Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura.
Três anos depois, viajou pela primeira vez aos Estados Unidos. No anos seguintes, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No final de sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.
Morreu em 1983, em Palma de Mallorca, na Espanha.
Em Personagem atirando uma pedra num pássaro, Miró constrói a profundidade através da divisão do campo da pintura: um azul intenso, o céu, e um amarelo sobre fundo negro, a areia da praia e o mar escuro.
O tema principal subdivide-se em dois desenhos, nomeados como personagem e pássaro. Ligados por uma linha côncava e interrompida, a ação dessas figuras vai sublinhar-se: a forma clara, a pedra, situada a meio caminho entre os seres redesenhados, recebe ênfase da forma negra, no canto esquerdo superior, e movimenta todo plano compositivo.
Em torno dela, a profundidade da paisagem se deflagra: no amarelo intenso repousa a personagem, em primeiro plano; nele ainda, porém em suspensão, estão a lua, a pedra e o pássaro. Como um pano de fundo, as superfícies negra e azul estendem os segundo e terceiro planos.
Os símbolos criados para compor essa obra introduzem um distanciamento entre as linguagens verbal e visual. É preciso buscar o título da composição para relacioná-la ao mundo real.
       Fonte: www.mac.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário