Wassily Kandinsky (www.infoescola.com/biografias/wassily-kandinsky)
Wassily Wassilyevich Kandinsky
Em 1909, juntamente com E.T. Jawlensky, Kanoldt, Kulbin, Munter e outros, é co-fundador do Novo Grupo de Artistas de Munique (Neue Künstlervereinigung - MKUM) do qual é eleito presidente. Organiza algumas mostras de seus trabalhos junto com outros artistas locais, mas não obtém sucesso. Na ocasião da Primeira Guerra, volta à Rússia, ficando afastado da Alemanha até 1922, quando Walter Gropius, arquiteto alemão, que recém fundara a famosa escola Bauhaus convida Kandinsky para fazer parte do grupo de professores da instituição. Quatro anos depois, lança o seu mais conhecido livro, "Ponto e Linha sobre Plano" tratando da percepção que adquiriu sobre a arte.
Perto do fim da vida, acaba por deixar novamente a Alemanha e instala-se próximo a Paris, com o objetivo de lá passar seus últimos dias, mas continua pintando quase até o fim. Morre em Neuilly-sur-Seine em 1944, aos 78 anos.
Bibliografia:
Kandinsky, Wassili. Disponível em: <http://www.ibiblio.org/wm/
Wassili Kandinsky. Disponível em: <http://www.mac.usp.br/mac/
KU, Oleg. The Biography (em inglês). Disponível em: <http://www.wassilykandinsky.
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Obras - Fonte : wikipedia
Joan Miró
Miró nasceu em Barcelona, em 1893. Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali.
Personagem Atirando uma Pedra num Pássaro, 1926
Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado a tela Interiores Holandeses. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural.
Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura.
Três anos depois, viajou pela primeira vez aos Estados Unidos. No anos seguintes, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No final de sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.
Morreu em 1983, em Palma de Mallorca, na Espanha.
Em Personagem atirando uma pedra num pássaro, Miró constrói a profundidade através da divisão do campo da pintura: um azul intenso, o céu, e um amarelo sobre fundo negro, a areia da praia e o mar escuro.
O tema principal subdivide-se em dois desenhos, nomeados como personagem e pássaro. Ligados por uma linha côncava e interrompida, a ação dessas figuras vai sublinhar-se: a forma clara, a pedra, situada a meio caminho entre os seres redesenhados, recebe ênfase da forma negra, no canto esquerdo superior, e movimenta todo plano compositivo.
Em torno dela, a profundidade da paisagem se deflagra: no amarelo intenso repousa a personagem, em primeiro plano; nele ainda, porém em suspensão, estão a lua, a pedra e o pássaro. Como um pano de fundo, as superfícies negra e azul estendem os segundo e terceiro planos.
Os símbolos criados para compor essa obra introduzem um distanciamento entre as linguagens verbal e visual. É preciso buscar o título da composição para relacioná-la ao mundo real.
Fonte: www.mac.usp.br
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