sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Street Art




Arte de rua é ponto de partida para conhecer São Paulo a pé

Empty StarEmpty StarEmpty StarEmpty StarEmpty Star
Avaliação: 0 (0 votos) Avalie

Prestigiado por brasileiros e estrangeiros, o projeto PasseiÔ Conexão propõe tour a pé pela Vila Madalena e mostra uma São Paulo pontuada por galerias de arte, ateliês e pelo street art. Confira imagens e vídeo

Foto: A próxima edição do Passeiô Conexão acontece no dia 16 de março, sábado / Crédito: Divulgação

A arte de rua - ou street art - vem conquistando espaço nos últimos anos, principalmente o grafite, que não raro migra dos muros para a decoração de casas e apartamentos. Artistas como OSGEMEOS fazem sucesso no exterior e mostram que a arte que vem da rua ganha prestígio. E é a partir do street art que o projeto PasseiÔ Conexão propõe um tour a pé pela Vila Madalena, bairro paulistano repleto de galerias, ateliês e becos onde os grafiteiros mostram seus trabalhos.

 O PasseiÔ acontece desde maio do ano passado e já atraiu mais de 400 participantes. O público é bem variado. “Há famílias com filhos, visitantes estrangeiros e de fora de São Paulo e até mesmo moradores da cidade que não conhecem o bairro”, conta Manuela Colombo, uma das idealizadoras. A ideia do tour a pé, segundo ela, é aproximar arte e cultura do dia a dia das pessoas, além de promover um contato mais divertido dos visitantes com a cidade. “A Vila Madalena é um bairro muito aberto à arte. Além disso, aqui há um sentimento de comunidade. E a ideia é expandir os passeios para outros bairros”, conta.

 Na próxima edição, que acontecerá este sábado, dia 16 de março, o roteiro incluirá a praça próxima ao Beco do Aprendiz, o famoso Beco do Batman, a Galeria A7MA e o novo espaço KingCap. Durante o PasseiÔ, há paradas para fotos, bate papo com os artistas e explicações sobre os espaços visitados. O trajeto é feito a pé e dura cerca de duas horas. De acordo com as necessidades do grupo, o tour pode ser em português ou inglês. O PasseiÔ é promovido em parceria pelo blog Conexão Cultural e o Hostel Ô de Casa.

Reportagem publicada em 13 de Março de 2013, por Ana Paula de Andrade em Caras on Line.
               

Eduardo kobra, Street artist

































Mural no bairro Morumbi, São Paulo

























Greenpincel, Vila Madalena, São Paulo



Mural rua Urano

Muro que pintei na rua Urano.




Abaixo estão as etapas da pintura:

Primeiro o muro levou duas demãos de tinta acrílica. O muro não foi emassado antes, por isso ele ficou manchado e com textura.
Depois de pintado o fundo, pintei os troncos com tinta preta acrílica.









Quando terminei de pintar as quatro árvores, pintei as flores de amarelo, dando batidas com pincel redondo grosso.
Depois voltei aos troncos e galhos e fui dando luminosidade com tinta branca.






Este é o resultado final: