domingo, 5 de janeiro de 2014

As 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos - Revista Bula



 
Para se chegar ao resul­tado fiz uma compilação de exposições, reportagens, listas publicadas por sites especializados em fotografia, es­por­tes, cultura pop, política e história. O objetivo de minha pesquisa era identificar quais são as 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos. Participaram do levantamento as publicações: “Uni­verso Online”, “Arquivo Pú­blico do Estado de São Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “O Es­tado de S. Paulo”, revista “Placar” revista “Isto é”, revista “Veja”, “Jornal do Brasil”, “O Globo”, “World’s Famous Photos”, “Al Fotto”, “Images e Visions”. Eis, em ordem classificatória, as 10 fotografias selecionadas baseadas nas pu­blicações pesquisadas.

1 — O coração do Rei (1970)


Fotografia feita em 30 de setembro de 1970, durante o jogo Brasil 2 x México 1, no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Na imagem, o suor na camiseta de Pelé forma desenho de um coração. A versão que a foto teria sido simulada já foi desmentida dezenas de vezes. “Ainda hoje há quem me pergunte se não foi Photoshop, sempre tenho de explicar que isso nem existia naquela época”, afirma Luiz Paulo Machado. Fotografia: Luiz Paulo Machado.

2 — A piscada de Ayrton Senna (1989)


Fotografia feita em 26 de março de 1989, durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Na fotografia, Ayrton Senna pisca o olho para o chefe de equipe da McLaren, Ron Dennis, sinalizando que estava pronto para correr. Fotografia: Evandro Teixeira.

3 — Serra Pelada gold mine (1986)


Fotografia feita em abril de 1986, no garimpo de Serra Pelada, no sul do Estado do Pará. Serra Pelada se tornou mundialmente conhecida por ter abrigado a maior corrida do ouro da era moderna, onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Fotografia: Sebastião Salgado.

4 — A garota de Ipanema (1960)


Fotografia feita em março de em 1960 pelo fotógrafo francês Milan Alram, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, a garota da foto, Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro (Helô Pinheiro), seria imortalizada por Vinícius de Moraes e Tom Jobim na canção “Garota de Ipanema”, uma das músicas mais executadas no mundo. Fotografia: Milan Alram.

5 — O suicídio de Vladimir Herzog (1975)


A fotografia, que tornou-se um símbolo da repressão promovida pela ditadura militar, foi feita em 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações — Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo. Na fotografia, o jornalista Vladimir Herzog é encontrado enforcado com um cinto. Mais de três décadas depois, o fotógrafo Silvaldo Leung Vieira, autor do registro, afirmou, em entrevista a “Folha de S. Paulo”, ter sido usado pela ditadura para forjar uma cena de suicídio. Fotografia: Silvaldo Leung Vieira.

6 — Leila Diniz grávida na praia (1971)


Fotografia feita em 15 de agosto de 1971 na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. A imagem de Leila Diniz de biquíni — grávida de seis meses — escandalizou o Brasil e virou um clássico da iconografia feminina no país. A fotografia, na ocasião, despertou a ira dos conservadores. Fotografia: Joel Maia.

7 — Falcão comemorando o empate contra a Itália (1982)


Fotografia feita em 5 de julho de 1982, no estádio Sarriá, em Barcelona, Espanha. Paulo Roberto Falcão comemora o gol de empate contra a Itália, na Copa do Mundo de 1982. A seleção brasileira, considerada uma das melhores da história das copas e favorita ao título, acabaria sendo desclassificada por 3 x 2. O jogo ficou conhecido como o Massacre do Sarriá. Fotografia: J.B. Scalco.

8 — Janis Joplin no Rio (1970)


Fotografia feita em fevereiro de 1970, na cidade do Rio de Janeiro, onde Janis Joplin passou 10 dias acompanhada pelo pelo fotógrafo Ricky Ferreira e pelo cantor Serguei. “Creio que a viagem ao Brasil não foi uma boa experiência para ela. Foi muito maltratada. Acho que eles pensavam que a superstar Janis Joplin era mais uma das belezas do cenário hollywoodiano”, afirma o fotógrafo. Fotografia: Ricky Ferreira.

9 — JK e a inauguração de Brasília (1960)


Fotografia feita em 21 de abril de 1960. Gervásio Baptista, repórter fotográfico da revista “Manchete”, tinha ido a Brasília com a missão de fazer a foto de uma edição especial sobre a inauguração da nova capital. A fotografia, na subida da rampa do Palácio do Planalto, com Juscelino Kubitschek acenando com a cartola correu o mundo e virou um dos símbolos da cidade. Fotografia: Gervásio Baptista.

10 — Passeata dos Cem Mil (1968)


Fotografia foi feita em de 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, durante uma manifestação popular de protesto contra a ditadura militar, organizada pelo movimento estudantil e que contou com a participação de artistas, intelectuais e setores da sociedade brasileira. Fotografia: Evandro Teixeira.

As dez fotografias mais felizes da história - Jornal Opção


Opção Cultural
Edição 2008 de 29 de dezembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014
Insights do belo
As dez fotografias mais felizes da história
Carlos Willian Leite

Para se chegar ao resultado fizemos uma compilação de reportagens publicadas por jornais, revistas, sites especializados em arte, fotojornalismo, fotografia e história. O objetivo da pesquisa era identificar quais são as dez fotografias icônicas que mais simbolizam momentos de felicidade em todos os tempos.

Para fazer o levantamento, colhi informações nas publicações “Life”, “The Guardian”, “Der Spiegel”, “Telegraph”, “El Universal”, “The Pulitzer Prizes”, “Day Life”, “World’s Famous Photos”, “Digital History”, “Listverse”, “Al Fotto”, “Na­tional Geo­graphic”, “Images & Visions” e “World Press Photo”. Obviamente que, como em qualquer lista, o resultado sempre será questionável. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que foi a base da pesquisa — é algo individual.

Entretanto, as dez fotografias selecionadas, que contemplam períodos distintos, cobrindo um itinerário que vai de 1926 a 1999, se não são unanimidades no meio fotográfico (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências explícitas de alguns dos momentos mais inspiradores da história — seja pelo lirismo nostálgico de uma guerra de travesseiros em um quarto de hotel, seja pela inocência latente de um garoto correndo pelas ruas de Paris. Seja pelo reencontro emocionado com o pai que voltava da guerra, seja pelo beijo apaixonado de um desconhecido.

Eis, em ordem classificatória, as dez fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas.
 
 
 
 
O beijo da Times Square (1945)

Fotografia imortalizada pela revista “Life”. Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco. A mulher foi identificada mais tarde, na década de 1970, como Edith Shain. A identidade do marinheiro permanece desconhecida e controversa. Mas esta é apenas uma das versões. Fotografia: Alfred Eisenstaedt
 
  

A guerra de travesseiros dos Beatles (1964)

A fotografia mostra os Beatles durante uma guerra de travesseiros em 1964. Foi feita pelo fotógrafo Harry Benson, no hotel George V, em Paris. “Passarão 50 ou 100 anos e os Beatles continuarão ali (…) Eram amáveis e nada presunçosos. E a música era genial. Isso os fazia especiais. Todo mundo gostava deles, e mesmo agora as pessoas gostam deles. Eu poderia ter tirado as melhores fotografias do mundo, mas, se a música não tivesse sido boa, não teria servido para nada”, disse Harry Benson, em entrevista à Agência Efe. Fotografia: Harry Benson
 
   

Explosão de alegria (1973)
Fotografia feita em 17 de março de 1973. Mostra o reencontro do tenente-coronel Robert L. Stirm com sua família, na base aérea de Travis, na Califórnia, três dias após ter sido libertado. Stirm tinha sido capturado pelos vietnamitas do Norte seis anos antes, em 27 de outubro de 1967, depois do caça-bombardeiro que pilotava ter sido abatido sobre Hanói. A fotografia, batizada como “Explosão de Alegria”, comoveu os norte-americanos e venceu o Prêmio Pulitzer de 1974. Fotografia: Sal Veder
 
 
 
                                                                  
O sorriso do bebê gorila (1999)
 
Fotografia feita em novembro de 1999 mostra um bebê gorila sorrindo e se assustando com o frio do estetoscópio durante um check-up em um hospital do Zoológico de Melbourne, Austrália. O registro do fotógrafo David Caird acabou virando livro, e Yakini, o pequeno gorila, uma celebridade mundial. Fotografia: David Caird       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
     
Children follow the Drum Major at the University of Michigan (1950)
Fotografia feita em 30 de outubro de 1950 em Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos. A fotografia foi considerada pela “Time/Life” e pelo próprio fotógrafo uma das mais felizes da história. Alfred Eisenstaedt cobria uma apresentação da banda sinfônica da Universidade de Michigan quando percebeu um grupo de crianças correndo espontaneamente atrás de um dos membros da banda. Alfred Eisenstaedt, que morreu 1995 e ganhou o status de clássico sobretudo pela sua trajetória na revista “Life”, considerava a fotografia uma das mais importantes de sua carreira. Fotografia: Alfred Eisenstaedt
 
 
 
 
 

Jesse Owens contra Hitler (1936)
Fotografia feita em 1936 durante os Jogos Olímpicos de Berlim. O atleta norte-americano negro Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro, contrariando o desejo de Hitler de mostrar a supremacia branca. A fotografia da cerimônia de premiação é uma das mais emblemáticas da história do esporte. Fotografia: Associated Press
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
A garota da praia (1926)
Fotografia feita por Jacques Henri Lartigue em setembro de 1926, em Royan, cidade localizada no centro-oeste de França. A foto mostra uma garota, Jeanine Lhemann, saltando na praia enquanto é observada por seu cão. Jacques Henri Lartigue, que morreu em 1986 e é considerado um dos grandes nomes da fotografia do século 20, ficou conhecido como o fotógrafo da felicidade. Fotografia: Jacques Henri Lartigue

          
 
 
 
 
 

O primeiro 10 da história ginástica olímpica (1976)
Fotografia feita em dia 18 de julho de 1976, durante os Jogos Olímpicos de Montreal, Canadá. Depois de uma apresentação perfeita da ginasta romena Nadia Comăneci nas paralelas assimétricas, o placar mostrou a nota 1.00. O silêncio tomou conta do ginásio, sem entender como uma performance tão espetacular poderia receber uma nota tão baixa. A explicação surgiria pouco depois: nunca um 10 tinha sido atribuído na história da ginástica olímpica e o sistema não estava preparado para um resultado acima de 9.5. Foto­grafia: Associated Press
 
 
 
 
 
 
 

Le petit parisien (1952)
Fotografia feita em 1952 e considerada uma das mais importantes do fotógrafo francês Willy Ronis. Intitulada “Le petit parisien”, mostra um garoto parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguete maior do que ele. A fotografia percorreu o mundo como marca da cidade de Paris no pós-guerra. Fotografia: Willy Ronis
 
 
 
             
             
 
 
 
 
 
 

Marilyn Monroe na Pacific Coast Highway (1945)
 
Fotografia feita em novembro de 1945 mostra Marilyn Monroe, aos 19 anos, sentada no meio da Pacific Coast Highway, Califórnia, Estados Unidos. Foi o primeiro ensaio da futura diva e atriz Marilyn Monroe. Na fotografia, Marilyn sorri para o fotógrafo André de Dienes, com quem viveria um breve romance. “Conforme os minutos passavam, eu me apaixonava mais e mais por Norma Jeane [verdadeiro nome de Marilyn Monroe]”, relata André de Dienes no livro “André de Dienes, Marilyn” — publicado pela Taschen. Fotografia: André de Dienes