domingo, 3 de novembro de 2013

Banksy


BanksyBanksy

(Bristol, 1974/751 2 ) é um notório artista de rua britânico, cujos trabalhos em estêncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, numerosas manifestações de Banksy também são encontradas na capital britânica, Londres e em várias cidades do mundo.


Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.
O trabalho de Banksy nasceu da cena alternativa de Bristol, e envolveu colaborações com outros artistas e músicos. De acordo com o designer gráfico e autor Tristan Manco, Banksy nasceu em 1974 em Bristol (Inglaterra), onde também foi criado. Filho de um técnico de fotocopiadora, começou como açougueiro mas se envolveu com graffiti durante o grande boom de aerosol em Bristol no fim da década de 1980. Observadores notaram que seu estilo é muito similar à Bleck le Rat, que começou a trabalhar com estênceis em 1981 em Paris, e à campanha de graffiti feita pela banda anarco-punk Crass no sistema de tubulação de Londres no fim da década de 70.
Conhecido pelo seu desprezo pelo governo que rotula graffiti como vandalismo, Banksy expõe sua arte em locais públicos como paredes e ruas, e chega a usar objetos para expô-las. Banksy não vende seus trabalhos diretamente, no entanto, sabe-se que leiloeiros de arte tentaram vender alguns de seus graffitis nos locais em que foram feitos e deixaram o problema de como remover o desenho nas mãos dos compradores. O primeiro filme de Banksy, ‘Exit Through the Gift Shop’, teve sua estreia no Festival de Filmes de Sundance. Foi oficialmente lançado no Reino Unido no dia 5 de março de 2010 e em janeiro de 2011 foi nomeado para o Oscar de Melhor Documentário
    (Wikipédia)



Grafiteiro Banksy monta banca em parque e vende obras a US$60 em NY

 

NOVA YORK, 14 Out (Reuters) - Colecionadores de arte e turistas encontraram uma pechincha no fim de semana no Central Park, em Nova York, onde o famoso grafiteiro britânico Banksy montou uma banca para vender pinturas a 60 dólares - preço muito inferior aos mais de 150 mil dólares que uma obra dele deve obter em leilão neste ano.
"Ontem montei uma banca no parque vendendo telas autênticas, 100 por cento originais, assinadas por Banksy", disse o misterioso artista em uma postagem no seu site na segunda-feira.
A banca, mostrada em um vídeo no seu site, tinha obras do artista, inclusive pinturas de animais, uma bailarina e um elefante com um foguete atado ao seu corpo. Uma placa dizia "arte com spray", e outra informava o preço: 60 dólares.
As vendas eram feitas por um homem grisalho, de boné, que não é Bansky.
A primeira venda, como mostra o vídeo, foi para uma mulher que levou duas obras pequenas para seus filhos, mas só depois de barganhar um desconto. Uma neozelandesa comprou duas pinturas, e um comprador de Chicago que precisa de "algo para as paredes" da sua casa nova levou quatro telas.
O vídeo indica que os compradores não tinham nem ideia de que se tratava de originais de Banksy. "Arrecadação total do dia: 420 dólares", disse o site, acrescentando que a oportunidade não se repetirá.
No começo deste mês, Banksy - pseudônimo de um artista cuja identidade real é desconhecida - anunciou que exporia seu trabalho pelas paredes de Nova York.
O grafiteiro ganhou fama na década de 1990, fazendo estênceis provocativos e irônicos sobre a realidade social nas cidades de Londres e Bristol. Em 2010, ele apareceu no documentário "Exit Through the Gift Shop", mas sua voz e seu rosto foram manipulados para não permitir a identificação.
Um mural grafitado pelo artista, intitulado "Trabalho Escravo", retirado de uma parede em Londres, foi vendido neste ano por 1,1 milhão de dólares.
Outra obra, chamada "Menina com Flor", encontrada em 2008 no muro de um posto de gasolina em Los Angeles, deve arrecadar entre 150 mil e 300 mil dólares num leilão a ser realizado em dezembro em Beverly Hills.
(Reportagem de Patricia Reaney)
 
 

Obras - Grafite

 
  Fachada decorada com grafite, em Olinda, Pernambuco
 
 
Ficheiro:Bethlehem Wall Graffiti 1.jpgGraffiti in Bethlehem
março de 2008
 
 
 
 
Ficheiro:Kahlo.jpg
Frida Kahlo Graffiti Los Angeles , Estados Unidos,
 
Ficheiro:Chat qui peche.jpg






 

Rua Urano