terça-feira, 6 de maio de 2014

Tapumes com arte

     

A intervenção de artistas e grafiteiros em painéis que isolam construções e  empreendimentos ganha status de obra de arte na cidade. 

     

     
     
      
140 caracteres
     
Verificação de segurança
     
             

 (Foto: Luis Gomes)
Pedaço de Parque
Impossível não reparar no painel de 240 metros localizado na rua Saidaiach, paralela à avenida Vinte e Três de Maio. Convidado pela Brookfield Incorporações, o designer gráfico curitibano Rica de Lucca valeu-se de tinta esmalte e spray para retrataro Parque do Ibirapuera, que fica próximo ao empreendimento residencial. Feito em parceria com a agência Ginga, o trabalho faz parte do projeto Urban Gallery, que já transformou 19 tapumes em diversas cidades brasileiras.
 (Foto: Luis Gomes)
Poesia concreta
Tinta látex, spray e fita crepe. Foi esse o material utilizado por artistas da Coletivo Rua para imprimir formas geométricas no tapume localizado entre as ruas Girassol e Marinho Falcão, na Vila madalena. Feito em parceria coma Galeria Choque Cultural, o desenho representa a arquitetura do prédio que em breve fará parte da paisagem, projeto do arquiteto Isay Weinfeld realizado pela incorporadora Idea! Zarvos. Para Baixo ribeiro, da Galeria, os artistas são íntimos do bairro e se inspiraram na própria cidade.
 (Foto: Luis Gomes)
Obra aberta
Na altura do número 119 da avenida Paulista, entre as ruas Leôncio de Carvalho e Teixeira da Silva, existirá o SESC Paulista. Por enquanto,o pedestre fica com o tapume de 150m2 que retrata cenas da cidade. Ideia da roteirista Laura Guimarães, autora do Microrroteiros da cidade, ação que espalha lambe lambes poéticos por espaços públicos, a obra tem grafites de Felipe Primate Frenesi, feitos com apoio do escritório Vértices, de arte, cenografia e design. Segundo Laura, o painel é aberto a intervenções de outros cidadãos.
 (Foto: Luis Gomes)
Presente de aniversário
Viaje no tempo ao caminhar pela avenida Paulista, a partir da rua Pamplona. No tapume de 100 metros, pintado pela ONG Revolucionarte com técnica de aerografia, há cenas antigas do local, silhuetas de pessoas, bondes e outros veículos de época. Feita em parceria com a associação Paulista Viva e apoio das construtoras Camargo Corrêa e Cyrela, a obra homenageia os 120 anos da via, completados em 2011. O painel esconde uma futura torre comercial, shopping e área verde, que será aberta ao público.endimentos ganha status de obra de arte na cidade


Julian Malland nasceu em Paris, 1972. Adotou "Seth" em seu nome, quando começou a pintar muros, em meados dos anos 90, em plena explosão do movimento Grafite.
Em 2000 formou-se na l'Ecole Nationale des Arts decoratifs"; publicou com Gautier Bischoff "Kapital" o livro francês sobre Grafite, o mais vendido até os dias de hoje.
Em 2003 Julien percorreu o mundo com a intenção de partilhar experiências com artistas de rua de diferentes culturas. Ele se abriu a novas maneiras de viver e praticar a pintura urbana.
Em 2009 retratou suas experiências no livro "Tropical Spray", com a colaboração de talentosos artistas brasileiros locais.
Julien, retrata em seus trabalhos, suas preocupações sociais, seu amor pelas culturas populares e suas experiências de viagens.
O seu ultimo livro, "Extramuros", narra a sua vida como pintor de rua a nível global e mostra muitos de seus murais criados num período de 3 anos em países longínguos como Índia, China, México, Indonésia e Vietname.